{Reflexão} Sororidade

00:00:00


Olá pessoas,

O texto de hoje é um pouco do que eu aprendi sobre ser mulher/conviver com mulheres. Vou começar o meu texto, relatando uma tarde no trabalho. Qualquer semelhança com a realidade, não é mera coincidência: 

Numa tarde qualquer, estávamos no ambiente de trabalho, eu, uma colega (menina) e cinco colegas (meninos). Entre uma amenidade e outra, a colega (menina) falou:
- É muito melhor ser amiga de homem. Se eles não gostarem de algo, são transparentes, falam logo na cara. Mulher é tudo falsa, fingida. Quer te apunha-lá pelas costas.


Dos colegas (meninos), quatro deles concordaram, afinal de contas, quem é que ia dizer que mulher não compete umas com as outras? Compete né?

Na hora fiquei chateada, me senti pessoalmente acusada, seria eu a apunhaladora? Não. Não era eu, mas sabem, fiquei chateada do mesmo jeito. E sabem por que? Por que essa história de mulheres dissimuladas, que competem umas com as outras é uma construção de uma sociedade baseada na desigualdade de sexos - o famoso 'dividir para conquistar' - que pode muito bem ser desconstruido, como? Com a gente se unindo e parando de seguir esse padrão, de competir. De achar que é tudo culpa das mulheres. De lugar umas as outras. Não sei você, mas eu não quero (mais) participar disso.


Já existiu a época em que eu só tinha amigos homens, eles eram mais confiáveis (e eu era chata pra cacete!). Queria ser historiadora como os historiadores de quem admiro o trabalho - não tem nenhum problema admirar o trabalho dos meninos, o problema é diminuir o trabalho das meninas (por elas serem meninas). Minhas referências de infância eram meninos, pois não queria que me achassem fresca (e eu era fresca pra cacete!). Até do blog eu tinha vergonha - (como podem, vão me achar fútil).


Mas foi ai que uma filosofia me salvou, essa filosofia, aqui explicita na palavrinha SORORIDADE, a saber:
"Sororidade vem do latim, sororis irmã e idad, relativa a qualidade. Se o pacto entre os homens é conhecido como fraternidade e reconhece parceiros e sujeitos políticos excluindo as mulheres, a Sororidade é o pacto entre as mulheres que são reconhecidas irmãs, sendo uma dimensão ética, política e prática do feminismo contemporâneo." 


Ou seja, a sororidade seria uma rede, na qual, nós mulheres nos ajudaríamos, apoiaríamos e amaríamos umas as outras. Assim, ao invés de reproduzirmos os discursos que nos pões como "inimigas", "invejosas" ou "recalcadas", abriríamos o espaço para o diálogo e a compreensão.


Ok, eu não estou dizendo que não tem nenhuma menina que eu não goste. Tem sim, mas desde que parei para pensar na besteira que eu fazia - e em como eu julgava as outras - que tenho feito muitas amigas. Pessoas maravilhosas, minas massa, que seu eu continuasse sendo uma idiotinha de sempre, não teria conhecido. São Mirians, Carolinas, Welias, Vivians, Jarlenices, Marias, Naras, Milenas, Beatriz, Fernandas, Biancas, Camilas, Eduardas, Palomas...


Ah, ontem a Pollyanna, do GWS fez um post bem legal sobre sororidade, merece ser lido. Ela também postou essa imagem, com diquinhas pra gente levar pra vida: Veja Aqui


PS: Sempre que escrevo sobre assuntos sérios aqui, morro de medo de ser mal-interpretada. Espero que vocês tenham atendido que o que eu proponho é menos mimimi e mais amor! Bjs e até

You Might Also Like

4 comentários

  1. Adorei o post e acho que vc tem que fazer mais posts com temas assim!

    Realmente, praticar a sororidade é super importante e acho que torna a vida da gente mais simples, sabe?

    Acho que esse sentimento de competição entre as mulheres é uma construção social do patriarcado, pois parece que somos criadas para pensar mal das outras meninas e achar que não existe amizade verdadeira entre mulheres.

    Eu tn já fui chata pra cacete qdo era mais nova e já julguei mal muitas pessoas... hoje em dia tento sempre me corrigir e me colocar no lugar da outra pessoa, o que nem sempre é fácil, mas com paciência e persistência eu consigo! :)

    Beijão!

    Piece of My Heart

    ResponderExcluir
  2. Ítala minha flor, realmente eu não perco nada em vir aqui ler os seus pots, pois sempre vi neles algo mais que roupinhas transadas e dicas. Sempre vi além do que está aí pra ser visto, seu pots são ótimo e mesmo sendo na sua maioria sobre "moda" (não gosto muito dessa palavra, parece rótulo) sempre tem algo a mais.
    Eu também iria me ofender mesmo que não fosse comigo.
    Também sempre tive mais amigos que amigas e hoje a coisa mudou bastante não sei se com a idade...o amadurecimento, comecei a perceber que perdemos também com isso.O meninos se defendem tanto e nós temos que ser assim, pra nos tornar mais fortes.

    Hoje tenho lindas e companheiras amigas.

    Beijão...vamos praticar a sororidade meninas;!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelo post!
    Posso meso não tendo tido muitos amigos meninos dizer que esse post falou muito para mim?
    É difícil eu ler um texto tão longo, mas sentia que a cada linha lida eu ia vendo mais que precisava terminar e por fim concordar!

    Bjs!
    Blog do Sofá

    ResponderExcluir
  4. Belo testo Itala....
    Não gosto dessa competitividade também, tou fora... Mais amor meninassss sejamos amigas de colegas meninas e colegas meninos!

    beijo

    http://www.segredosfashion.com

    ResponderExcluir

Gostou? odiou? duvidas? Comenta ai!!!

.