Mad Max: O Fascínio das Distopias

06:00:00



Olá.

Alguns dias atrás, meu marido, dois amigos eu viajamos por mais de 90 km para ir ao cinema. Essa "saidinha" só foi possível por que, cada um de nós, tinha dentro de si uma vontade imensa de assistir a um filme específico: Mad Man- Road Fury. Que estreou no Brasil em Maio.

Pra quem esteve fora da internet esses dias, o filme trata-se de uma distopia - para quem não sabe, distopia é uma "facção" da ficção científica, a palavra que foi cunhada no século XIX e em uma aproximação livre quer dizer "lugar ruim que não existe". Normalmente as distopias tratam do futuro, quando o universo entra em colapso, motivado por mal uso ou ascensão de regimes totalitários - e mesmo que o quê tenha me levado ao cinema tenha sido o fato da personagem principal ser uma mulher fodona, não consegui não pensar no quanto nos maravilhamos com universos distópicos. E por que?

Eu apostaria na redenção. Calma, já explico: em Mad Max a terra foi devastada e tudo que restou foi miséria, fome, escravidão e morte. Cansada de ver as mulheres serem usadas, Furiosa, resolve contestar o sistema e fugir para a terra onde nasceu com essas mulheres, para salvá-las. Pronto, o filme inteiro é a jornada de fuga da Imperatriz, do desconhecido, Max contra os poderes do Immortal Joe.

Sendo assim, mesmo nesse cenário de desolação encontramos esperança. Torcemos que elas fiquem bem. Fujam de seu destino terrível. E isso levamos também para a vida. Mesmo quando tudo parece perdido, e as vezes está, acreditamos que mais cedo ou mais tarde tudo vai se resolver. Acreditamos que o nosso destino é ser feliz.

E assim, destruímos um monte de coisa baseados na ideia de final feliz. Será mesmo que os fins justificam os meios?


Isso é tudo pessoal, bjs e até

You Might Also Like

3 comentários

  1. estou muito ansiosa...vou assistir hoje! Queria muito já ter assistido mas o TCC não deixou...agora eu posso... lol

    90km ? é muita vontade!
    É super relativo, a depender do fim eles sim justificam os meios rsrsrs
    beijão

    ResponderExcluir
  2. eu estou loooooooooooooooooooooooooooouca para ver esse filme, sério <3
    quero muito. pra ontem. tá todo mundo elogiando mt o enredo, a fotografia, a trilha sonora haahahah
    Um beijo,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  3. Meu marido tá louco pra assistir! eu nem tanto, pois não acompanhei a saga de Mel gibson e Tina Turner, apesar de saber que é um reboot da série.
    PS: no 3º parágrafo, tem escrito "Mad Men"

    beijão!!!

    ResponderExcluir

Gostou? odiou? duvidas? Comenta ai!!!

.