Feminismo: Coisas Que Eu Sei

00:00:00


Oi Pessoas

Já tem muito tempo que eu queria escrever sobre o meu feminismo aqui, demorei pois não queria fazer algo que parecesse chato, mas também não queria fazer algo raso, bobo. Eu, enquanto estudante de História, descobri o feminismo em 2008, sua história e suas ondas. Naquela época eu percebi que sempre tive uma postura meio feminista, mas como não procurei me aprofundar no assunto, nunca me declarei como tal pois tinha pré-conceito. Não me sentia confortável na própria pele por motivos de:

01 - Sempre tive medo de ser taxada de mulherzinha. achava que a expressão me diminuiria, acreditem - ai vocês imaginam o tapa que foi na minha cara aquela propaganda da Always - e depois que eu fiz o blog, eu comecei a achar que não dava para ser feminista e tê-lo, mas foi quando eu descobri que feminismo não é uma seita e que sim, eu poderia ser feminista, querer casar e ainda gostar de moda! Obrigada internet. Obrigada meninas mais esclarecidas que eu que sempre me ajudam a evoluir.

02 - Eu achava que para ser feminista eu ia precisar participar de toda e qualquer reunião de grupo - achava mesmo que era uma seita - que eu ia ter que ler mil livros - existem teorias e teóric@s do assunto, mas nem tod@ feminist@ precisa ter/ser conhecimento acadêmico sobre o tema - eu não sabia que o feminismo podia ser sussa. Eu sabia muito pouco a respeito.

Então, basicamente, eu não me achava feminista - ou me assumia enquanto uma - por que eu não sabia o que era ser uma. E acho que isso acontece com muita, muita gente, tenho irmãs, colegas de trabalho que, tem posturas feministas, mas não se informam sobre o tema e, vivendo em uma sociedade eminentemente machistas, acabam tendo posturas que só nos colocam pra baixo, apontando o dedo na coleguinha de short curto, sabem?!

Então eu resolvi falar sobre o feminismo aqui, mesmo que você não tenha tempo de ler esse texto inteiro, saiba que feminismo nada mais é do que a luta pela igualdade. Não só civil, mas econômica e muito, muito importante, a social. Talvez você nem saiba, mas são posturas machistas, como a de achar que "a mulher tem que se dá ao respeito" que alimentam a cultura do estupro, desde novinhas temos que aprender a nos comportar para não sermos estupradas, assediadas, agredidas - verbal e/ou física - , onde uns "desavisados" acham que precisamos de um vagão isolado no trem para não sermos molestadas - quando precisávamos era de punição para os molestadores e nosso direito de ir e vir - e com tudo isso eu peço: se informem, tire um segundinho da vida de vocês para saber mais sobre o tema, ninguém merece viver cercada de regras e pré-conceitos, de obrigações - ser santa na rua e puta na cama, por exemplo - malhar, se depilar, se maquiar deve ser uma coisa que você faz por que quer e quando quer, não por que você é mulher e TEM que fazer.

Esse ano eu descobri alguns blogs e vocês não sabem o quanto eu fico feliz e emocionada quando vejo a foto de minhas amigas - e amigos, além do marido, tenho uns amigos lindos e maravilhosos que são feministas e que podem sempre conversar sobre o tema comigo - de facebook nas fãs pages deles. Vocês são um@s lind@s! O que importa para mim é que possamos viver sem cagação de regras, ódio e discriminação.

Ai você me pergunta: Ítala é fácil ser feminista?
E eu respondo: Não, muitas pessoas são machistas e vão fazer de tudo para mostrar que você está errada, já veio gente me dizer, por exemplo, que eu não era feminista o suficiente. Ler um monte de barbaridades e presenciá-las não é nada agradável, mas eu não consigo não me importar. Então é isso! Obrigada por ter lido. E se puder contribuir com o que você pensa do tema, ficarei muito agradecida. Vamos somar!


Sites mais amados: Lugar de MulherAline ValekBlogueiras NegrasGirls with Style e para rir um pouco Gatos Confusos



Bjs e até

You Might Also Like

6 comentários

  1. Adorei o post, Ítala! Eu nunca pensei em escrever o assunto no meu blog, pq quando a gente começa a falar de FEMINISMO, a galera meio que tende a bocejar, sabe? "aaainn lá vem o politicamente correto, a mimizenta, etc". eu sinto isso no meu círculo de amizade, pq as pessoas não querem 'ter trabalho' de pensar, raciocinar (o q me entristece é q isso parte das mulhers, principalmente) e quando vc abre o assunto para discutir o comportamento e tentar mostrar que existe SIM uma sociedade patriarcal, cultura de estupro, a galera boceja e chama vc de exagerada, chata etc... eu já me frustrei muito!!
    Adorei seu texto, pq expoe de uma maneira fácil o que é o feminismo, quando eu descobri o feminismo, à principio achei que deveria participar de toda Marcha da Vadia, fazer protesto, deixar de usar algumas roupas e tal, bem radical mesmo, pq fiquei muito revoltada sobre o quanto a mulher é cerceada e limitada desde que nasce, tanto em piadinhas infames como "vai ter filha mulher = fornecedor'', até a forma como somos educadas, desde novinha cuidar de bebês e fazer comidinha.. enfim, não quero deixar meu comentário muito longo rsrs
    Meus Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou feminista porque acredito que homens e mulheres são diferentes sim mas não sou machista porque tenho convicção que ser diferente não é questão de superior/inferior. Apenas diferentes!
    Por exemplo, a questão de as mulheres serem ensinadas a "se darem ao respeito" não deveria ser para não serem estupradas e sim pelo simples fato de serem respeitáveis. Por outro lado os homens devem ser ensinados a respeitar, uma coisa não anula a outra.
    Não vejo problema em uma mulher querer se dedicar a família, ficar em casa, cuidar dos filhos, como também não vejo problema na que escolhe trabalhar, se formar, buscar mestrado, doutorado...ou fazer as duas coisas! É questão de escolha que deve ser respeitado (e geralmente não é!).
    Muito legal o texto *-*

    beijinhos,
    Blog Sonhos de Menina
    Canal Sonhos de Menina

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post e compartilho das suas ideias. Ser feminina é ser feminista, é lutar por direitos, respeito e igualdade.

    ResponderExcluir
  4. Já andei pesquisando sobre o assunto e me identifico muito!
    Fiz até um texto no meu blog, não falando do feminismo em si, mas falando sobre essa coisa estúpida de chamar mulher de "vadia", "puta" etc
    Tenho alguns blogs que eu acompanho que me fizeram mudar bastante a minha visão de mundo.
    Acho que nos dias atuais a principal diferença entre homens e mulheres é em relação ao sexo. Homem quando "come" (assim como eles dizem) uma mulher quer dizer que está na vantagem, tem poder e conseguiu se aproveitar disso. Quando a mulher resolve transar ela é a vítima, que se entregou para o cara, e que tem que se "valorizar" né? Sendo que na verdade, isso não tem nada a ver, fomos criados para pensar assim, mas nada nos impede de mudar... Muitas vezes o homem não é o fodão da história e nem sempre a mulher é a vítima, as vezes eles só queriam isso e pronto, os dois gostam.
    E em relação ao estereótipo de mulher bonita, geralmente loira, magra, alta e depilada, acho uma baboseira sem tamanho... Por que a mulher tem a obrigação de ser depilada e o homem não, por exemplo? Acho que as mulheres sempre aprenderam que tem que ser bonita o suficiente para aguardar o príncipe encantado, esperando estar dentro dos padrões para ser reconhecida e afins... Sendo que beleza é uma questão relativa demais e ninguém é obrigada a nada!
    Acho que me perdi nesse comentário, que por sinal não ficou pequeno, quero dizer que gostei muito da sua postagem!
    Beijos ♥

    http://quinzemeianoite.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto Ítala!
    Relacionando ele à minha vida, posso dizer que tou imparcial nessa história, não sei se posso dizer que sou feminista ou machista, acho que nesse caso meu "voto" é nulo, no meu ponto de vista considero que os homens e as mulheres são diferentes e serão diferentes, porém uma coisa não limita a outra, a diferença entre os sexos não significa propriamente que um lado perde e o outro ganha ou que um precise se dar ao respeito mais do que o outro. Eu não sou nada entendida no assunto, mas olhando a sociedade a minha volta, eu vejo que o que realmente falta é respeito no geral.

    Beijinhos!
    www.justbia.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Ítala!
    Acabei de ler um post com o mesmo tema no blog Mode de La Diabolique!
    Acho que sou feminista, mas talvez não me assuma como uma. Vejo muitas gurias por aí posando de feministas e sendo muito extremistas, com aquele papinho de que "se você se depila você é alienada pela sociedade machista" e esse tipo de coisas, o que eu acho ridículo! (Um dos motivos por não me assumir como feminista)

    Beijos,
    Ana.
    Nk Cherry

    ResponderExcluir

Gostou? odiou? duvidas? Comenta ai!!!

.