Alguém Me Explica? "1º de Maio"

07:00:00

     No domingo próximo, teremos um feriado, o que não é legal, bem que poderia ser na segunda... Mas, o fato é que no dia 1º de Maio comemoraremos o dia do trabalho, ou dia do trabalhador.
   Cada profissão possui um dia especial, o dia do professor, por exemplo, é 15 de Outubro. O historiador comemora seu dia em 19 de Agosto (eu acabo de saber), 1º de Fevereiro é o dia do Publicitário e por ai vai... E no dia do trabalho reunimos nos todos e comemoramos, certo?

   O 1º de maio se consolidou como o  dia do trabalho, e é comemorado não só no Brasil, mas em alguns outros países. Bora saber o porque?_?


  Em 1º de Maio de 1886, na cidade americana de Chicago, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores. Esses trabalhadores entraram em greve para protestar contra as péssimas condições de trabalho as quais eram submetidos (lembrem que mulheres, homens e crianças trabalhavam cerca de 13h por dia). A greve paralisou os EUA e na tentativa de contê-la, uma serie de trabalhadores perderam suas vidas. 

"As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket. "



   Em 20 de junho de 1889, em Paris, a "Segunda Internacional" instituiu no pais essa como sendo a data máxima dos trabalhadores organizados. Em 23 de Abril de 1919 o senado Francês ratificou a carga horária máxima de trabalho para 8 horas diárias e intitulou o 1º de Maio como feriado nacional. Assim como a Russia, que passou a comemorar o dia em 1920. 


No Brasil a data passou a ter significado em 1924, com o governo de Artur Bernades. E o velho Getúlio Vargas, intensificou a ideologia em torno da data.

Bjs e até

You Might Also Like

2 comentários

  1. Itala,

    Que triste esse dia, eu não sabia do motivo. Triste tb o feriado ser no doimngo... ninguém merece =/

    Beijos querida.

    ogatoquepesca.com

    ResponderExcluir
  2. oi flor é com grande alegria que venho te avisar que você foi uma das ganhadoras do sorteio de um ano do meu blog .Parabéns e obrigada por comemorar esta data comigo .
    Já te enviei um email . Qualquer dúvida é só perguntar .
    bjoss e bom domingo

    ResponderExcluir

Gostou? odiou? duvidas? Comenta ai!!!

.